O clown e a máquina
Fernando
Fiorese
No domínio do pensamento finissecular, as
novas tecnologias ocupam uma posição central. Seja para condenar o uso
predatório da imagerie desenfreada ou para realizar o trabalho de luto
das formas teóricas e críticas que propugnam pela oposição homem-máquina, seja
para desvelar as possibilidades das poéticas tecnológicas ou para questionar o
narcotráfico das utopias (Eduardo Portella) que o virtual enseja, empenham-se
os pensadores da Baixa Modernidade na inelutável tarefa de enfrentar o enigma
da técnica. Na medida em que veiculam percepções, produzem subjetividades e
anunciam os paradigmas de novas formas de pensar, sentir e estar no mundo, as
tecnologias se tornam um vocativo para o pensamento.
Sherlock, Jr. (1924) The navigator (1924) |
A Revolução Industrial criou um ambiente de contínuo devir, transformou
as atividades perceptivas e cognitivas e colocou ao nosso dispor tanto técnicas
de reprodução dos aspectos dinâmicos da vida moderna quanto de produção de um
novo real. A adaptação do homem à instabilidade cronotopológica instaurada pelo
progresso dromológico (Paul Virilio) encontrou nos veículos de
transporte e de comunicação o treinamento perceptivo adequado. Com as próteses
de deslocamento e de visão, aprendemos as lições do tempo tecnológico e do
espaço aleatório, da transferência maquínica de nossos sentidos e da consanguinidade
entre homem e instrumento.
Seven chances (1925) Go West (1925) |
Embora anterior ao advento da sociedade telemática, a filmografia do ator
e diretor norte-americano Buster Keaton** (1895-1966) nos oferece a oportunidade
de pensar algumas das questões que agitam os debates acerca da acoplagem entre
homem e máquina. A obra do “geômetra do riso” satiriza a sociedade empenhada na
realização dos grandes fins tecnológicos, apresentando um insólito sumário dos
modos de relação do humano com o mecânico. O maquínico contamina a montagem e o
ritmo do filme, a estrutura da narrativa, a construção das gags, as
qualidades e potências do ambiente, os gestos, os comportamentos cinéticos e as
trajetórias do personagem.
The General (1927) |
Mas o herói keatoniano não duela com a máquina, e sim com o imenso e
catastrófico universo que ela engendra. A máquina é antes um aliado, um órgão
que lhe permite adaptar o esquema sensório-motor aos desafios do ambiente
urbano-industrial. A máquina se torna o lugar de habitação. E assim o clown pode
inventar máquinas-casas, máquinas-trens, máquinas-barcos, máquinas-cinemas...
Ou converter o próprio corpo em mecanismo, em instrumento. Não
para realizar os grandes fins tecnológicos, mas para a conversão dos sistemas
maquínicos ao minúsculo, às necessidades do homem comum.
Steamboat Bill Jr. (1928) |
Os gadgets que o personagem manipula ou inventa demonstram as
possibilidades do agregado homem-máquina diante dos perigos do universo
tecnológico: não a submissão à mecanicidade pura, mas a educação dos sentidos
na dinâmica da realidade. Quando a situação exige, o elemento técnico
potencializa o corpo para o duelo, transformando-o num dispositivo que penetra
na máquina do mundo para contaminá-la com o nonsense cômico ou as
finalidades humanas. Mesmo sob o risco do acidente e da morte, o herói aceita o
desafio de desvelar o enigma da tecnologia para construir o corpo, a percepção
e os afetos do homem futuro. Neste sentido, as thrill comedies de Keaton
funcionam não apenas como máquinas de rir, mas também máquinas de pensar, de
questionar os agenciamentos que inauguram a relação do homem com a tecnologia.
The cameraman (1928) |
Publicado originalmente
no
Jornal do Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes,
Juiz de Fora, 1º de
maio de 1997.
(*) Os interessados na obra de Buster Keaton podem tentar conseguir um raro exemplar do meu ensaio Trem e cinema: Buster Keaton on the railroad (São Paulo: Cone Sul, 1998).
(**) Para download dos filmes de Buster Keaton em domínio público, acessar: http://archive.org/search.php?query=Buster%20Keaton
(**) Para download dos filmes de Buster Keaton em domínio público, acessar: http://archive.org/search.php?query=Buster%20Keaton
Nenhum comentário:
Postar um comentário